donderdag 30 mei 2013

Qimarox introduz no mercado um sistema único de recolha de pedidos “Collect & Sort”



Picking automático de pedidos com o Prorunner mk5

A Qimarox desenvolveu um novo sistema automático de recolha de pedidos “Collect&Sort” com capacidade para tratar até mil produtos, grades ou caixas por hora. O elemento central deste sistema é o Prorunner mk5, o sistema de transporte vertical bem-sucedido desta empresa criada em 2012 a partir da Nedpack. Os produtos são retirados de forma totalmente automática dos transportadores de rolos em diversos níveis e são colocados através do Prorunner mk5 no transportador de saída correto em direção ao piso de expedição ou à estação de paletização.



O sistema automático de recolha de pedidos “Collect&Sort” da Qimarox consiste em vários níveis com transportadores de rolos onde podem ser armazenados produtos. Na parte frontal dos transportadores de rolos circula em cada nível um módulo compacto da correia de rolos. Este módulo retira os produtos dos transportadores de rolos pela ordem correta e transporta-os para o Prorunner mk5, o sistema de transporte vertical da Qimarox. Este sistema recebe os produtos de todos os níveis e coloca-os na ordem certa em um ou mais transportadores de saída. Seguidamente estes transportadores de saída enviam os produtos para uma estação de paletização ou diretamente para o piso de expedição. Por cada nível, um módulo da correia de rolos serve cerca de 15 canais; o Prorunner mk5 consegue chegar a uma altura máxima de 15 metros e desta forma o número de níveis poderá ser elevado para cerca de 20. Assim, o número total de localizações de picking poderá chegar a 300.
Graças à utilização do rápido Prorunner mk5, o sistema “Collect&Sort” da Qimarox dispõe de elevada capacidade, sobretudo quando comparado com os sistemas de shuttle existentes, onde o tradicional monta-cargas representa frequentemente um ponto de estrangulamento. O Prorunner mk5 standard atinge com facilidade uma capacidade de 2000 produtos por hora. Nomeadamente em situações com um número relativamente reduzido de localizações de picking, este sistema representa um investimento inteligente que permite atingir uma capacidade de cerca de 1000 produtos por hora.
Além da sua utilização como sistema de recolha de pedidos, esta inovação da Qimarox também poderá servir como sequenciador em sistemas mistos de paletização. Nesse caso os transportadores de rolos recebem pela parte da frente produtos por ordem aleatória. Seguidamente os produtos são retirados pela parte de trás pela ordem em que o sistema misto de paletização os pretende receber.

Prossecução lógica do desenvolvimento
O sistema automático de recolha de pedidos é de facto uma nova aplicação do Prorunner mk5, o monta-cargas bem-sucedido da Qimarox que utiliza o velho princípio do elevador Paternoster. Graças ao desenho patenteado todos os produtos são transportados de forma inteiramente horizontal durante a totalidade do trajeto. O Prorunner mk5 é ideal como sistema de triagem vertical, uma vez que é possível transportar produtos provenientes de vários transportadores de admissão para vários destinos de saída.

Na realidade o sistema de recolha de pedidos é uma prossecução lógica do desenvolvimento da aplicação do Prorunner mk5 como sistema de triagem vertical. Nesta aplicação os módulos compactos e removíveis da correia de rolos são utilizados para a entrada e saída de produtos. Normalmente estes módulos têm apenas duas posições: uma posição para um transportador de admissão receber um produto e outra posição no circuito do Prorunner mk5 para entregar o produto ao sistema vertical de triagem. Ao substituir a tração pneumática por um servomotor, a Qimarox conseguiu prolongar de forma muito significativa a superfície de rodagem dos módulos. Desta forma os módulos conseguem receber produtos em várias posições em vez de num só local. No sistema de recolha de pedidos este princípio foi aplicado para poder retirar produtos de vários transportadores de rolos.

Durável e económico
O sistema automático “Collect&Sort” adequa-se a produtos, grades ou caixas com dimensões mínimas de 200mm x 200mm e máximas de 600mm x 600mm e com um peso até 50 quilogramas. Uma edição especial XL tem capacidade para produtos até 900mm x 900mm.
Graças ao reduzido número de peças móveis e à blindagem do sistema de tração, o Prorunner mk5 oferece uma imbatível durabilidade, também na aplicação como sistema automático de recolha de pedidos. Devido ao equilíbrio intrínseco do sistema e como o único peso a ser considerado é o do produto a ser transportado, o monta-cargas pode também ser utilizado em baixa capacidade, o que conduz a uma considerável poupança de energia, quando comparado com outros sistemas.
O Prorunner mk5 já se encontra implementado em centenas de unidades de produção e armazéns, com utilizadores em todo o mundo, da Suécia ao Chile e do Canadá à Coreia do Sul e muitos outros países.

Sobre a Qimarox

A Qimarox é um dos principais fabricantes de componentes para sistemas de manuseamento de materiais que se distinguem pela sua robustez e fiabilidade. Graças a conceitos inovadores, tecnologias patenteadas e uma prossecução contínua do desenvolvimento, a Qimarox, que foi criada a partir da Nedpack, consegue fabricar monta-cargas e máquinas de paletização que unem a flexibilidade e produtividade a um baixo custo total de propriedade. Integradores de sistemas e fabricantes de equipamentos originais em todo o mundo utilizam as máquinas da Qimarox nos sistemas end-of-line assim como nos sistemas de armazenamento e recolha de pedidos em diversos ramos de atividade. Para mais informações consulte www.qimarox.com.

Geen opmerkingen:

Een reactie posten